No primeiro período fizemos um trabalho sobre um clube à nossa escolha, isto é, apresentamos um inquérito ao presidente do clube escolhido, desse fizemos o nosso trabalho final. Sendo como título do meu trabalho, "Contributo para o estudo do Clube Crecus" (Clube Recreativo e Cultural União Sanjoanense).
Objectivos – com este trabalho o objectivo é fazer compreender todo o percurso de clube. Fazer conhecer a que localidade pertence. Tendo em conta, todos os conteúdos desde a sua inauguração até á actualidade, por exemplo vão falar dos sócios fundadores, modalidades com que iniciou o clube, sócios e cotas, assembleia-geral concelho fiscal, direcção do clube, etc. Esperando assim que tenha um bom contributo para o clube.
Identificação das Técnicas e Instrumentos – O instrumento principal que utilizamos foi o questionário fornecido pelo professor onde incidiu particularmente em áreas particulares do clube tal como; quadros normativos e quadros humanos, etc.
QUESTIONÁRIO
“ Contributo para o estudo do clube Crecus “
Identificação do Clube
Nome Completo: Clube Recreativo e Cultural Sanjoanense
Morada: Rua do Cabeço de S. Silvestre 3850-772 S. João de Loure Freguesia: S. João de Loure Telefone: 234933654
Quadro Normativo
1 - Data da Fundação: 19/Junho/1980
2 - Instituição de Utilidade Pública? Não 3 - Duração do mandato dos Corpos Sociais da colectividade: 2 anos
4 - Em que Associações Desportivas está filiado? Associação Desportiva de futebol de Aveiro
5 - Indique os cargos de cada órgão referido:
6 – O clube tem o ficheiro dos sócios atualizados (Sim ou Não)? Sim
Quadro Humano
7 - Indique no espaço respectivo os dados solicitados para cada cargo
Quadro de Apoio
11 - Indique por ordem de prioridade (1º, 2º 3º, 4º …) de onde recebe os melhores apoios:
12 - Indique com uma (x), como classifica o apoio da população à colectividade:
Quadro de Material
13 - Indique com um (x) as instalações utilizadas e se são alugadas ou próprias
Apresentação e Discussão dos Resultados do Trabalho
O clube chama-se Crecus, situa-se na freguesia de S. João de Loure, na Rua do Cabeço de S. Silvestre.
Foi fundado a 19 de Junho de 1980, foi fundado por toda a população mas de todos ouve 17 pessoas que se tornaram os sócios fundadores…entre muitos o 1º presidente do Clube foi o Sr. Adalberto ainda hoje Sub-Presidente do Clube e presidente da Junta de Freguesia da localidade.
Não é uma instituição de utilidade pública porque como todas as equipas desportivas, é apenas um hobby, apesar do desporto ser bom para a saúde não é como por exemplo, uma instituição de acolhimento porque isso sim é uma necessidade e um benefício para a humanidade. Mas de entre tudo está filiado à associação de futebol de Aveiro.
O clube é composto por:
- Assembleia-geral à qual pertencem 4 elementos;
- Direcção à qual pertencem 3 elementos;
- Concelho Fiscal à qual pertencem 6 elementos;
Como em todos os clubes, para subirem no seu historial e no seu desempenho tem de se esforçar não só os atletas mas também todos os elementos que pertencem ao clube desde presidentes a secretários ou tesoureiros.
A colectividade foi fundada com as modalidades de pesca desportiva, MotoCross e corridas de cavalos.
Neste momento é composta por cinco modalidades desportivas sendo que a mais praticada e desenvolvida é o Futsal. O clube está a pensar em incluir a estas cinco modalidades, futebol de 11, já beneficiando porque na freguesia encontra-se um campo do mesmo sendo mais fácil para o seu início.
No escalão de infantis 10 atletas são treinados por um técnico estando também estes em torneio com mais 9 equipas distritais.
No escalão de iniciados são treinados por 2 técnicos 11 elementos. Estes encontram-se também a participar no torneio distrital mas de maior porte uma vez que é disputado por 16 equipas.Por último falta referir o escalão de juvenis que é composto por 14 elementos e 2 técnicos, que concorre ao título em duas zonas: a zona Norte com 9 equipas e a zona Sul com oito. Sendo que os primeiros classificados de cada série disputarão o título ente si. Resumindo, a modalidade de Futsal é composta na sua totalidade por 45 atletas, 6 treinadores e 2 massagistas.
As restantes modalidades são:
- Pesca Desportiva, composta por seis participantes.
- Aeróbica, com vinte elementos
- Artes Marciais, apenas com seis elementos, uma vez que se trata de uma actividade recente
- Atletismo Veterano com oito atletas.
O Clube tem 329 sócios sendo 243 do sexo masculino e os restantes, ou seja, 86 do sexo feminino; sendo que a cada sócio compete o pagamento de uma quota anual no valor de 7,50 euros. Mesmo tratando-se de um valor irrisório e tendo a instituição o cuidado de manter o ficheiro de sócios actualizado, alguns destes teimam em desleixar o pagamento da referida cota.
Cada jogador obriga-se ao pagamento de 55 euros por época.
Quando se fala em sócios de equipas de Futebol, a nossa ideia é que a maioria é do sexo masculino, neste caso é assim. Normalmente costuma ser assim porque os mais interessados pelo Futebol ou Futsal são os homens, os restantes sócios femininos é porque tem na equipa os filhos e têm de se associar ao clube caso contrário não o faria, com também podem ser administradores do clube.
A Direcção do Clube lamenta o pouco, para não dizer nenhum, apoio da população à colectividade.
Além do apoio da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia, das cotas de alguns sócios e da publicidade são poucos os donativos a juntar para a sobrevivência do clube.
Depois desta informação que recolhi eu pensei; mas se o clube acha que o apoio da população é pouco então porque não cobra bilhetes de entrada em dia de jogos ou então os melhores jogos da época (Derbies), que são quando o pavilhão está a abarrotar. Fui fazer a mesma pergunta à direcção do clube e a resposta que me deram foi tão simples como isto, ”se assim fosse. Não compareceriam metade das pessoas”, o certo é que a afirmação é real, mas para o clube pelo menos não tentar por essa ideia em prática é porque não está assim tão mal em termos financeiros.
Se formos fazer um inquérito à população da freguesia em que a pergunta é: vai ver jogos da 1ª divisão de futebol e não se importa de gastar dinheiro na sua entrada? E se fosse jogos dos CRECUS? O certo é que a pergunta para mim é obvia, porque entre um jogo da 1ª divisão e um simples jogo de futebol da equipa de freguesia a população preferia gastar o dinheiro a ver algo mais interessante e compensador.
O pavilhão do clube é composto por um campo de futsal; balneários independentes para árbitros, praticantes e técnicos; posto médico; Sede; sala de troféus; sala de convívio; sala de reuniões; bar; telefone; fax; fotocopiadora; computador; televisão e vídeo.
São todos estes os “materiais” que o clube pode usufruir, para mim o clube não está mal financeiramente porque são poucos os clubes que têm assim tanta coisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário