sexta-feira, 11 de abril de 2008

Relatório do Intercambio da Escola Sécundária Luís Freitas Branco
Análise descritiva
Dia 18 de Fevereiro, saímos da nossa escola às 08.45 horas, a meio da manha paramos na área de serviço de Leiria. Prosseguimos e pelas 12.00 horas chegamos ao destino do nosso intercâmbio, Escola secundária Luís de Freitas Barco de Paço de Arcos.
Almoçamos e por volta das 14.15 horas tivemos uma aula conjunta com a turma de desporto do 10º e 11º ano do curso tecnológico de desporto da escola acima referida, de seguida fomos visitar as instalações da escola.
Por volta das 16.00 horas fomos para o pavilhão onde fomos praticar várias modalidades desportivas, voleibol, basquetebol, futebol, badmington, mini ténis, etc…
Acabadas as referidas actividades, por volta das 18.30 horas fomos tomar banho e de seguida fomos dar uma volta pela cidade, ao qual fomos ver o campo de futebol de Paço de Arcos.
Dirigimo-nos pelas 20.00 horas para o restaurante onde jantamos, mais tarde fomos até à praia, passamos lá um bocado e de seguida dirigimo-nos para a escola onde chegamos perto das 00.00 horas, estivemos s jogar às cartas e um mini futebol e pela 01.15 fomos dormir.
No dia 19 do mesmo mês, acorda-mos pelas 07.15, fomos tomar o pequeno-almoço e pelas 08.15 tivemos uma aula prática em conjunto com o 10º e 11º ano de desporto onde abordamos a modalidade de corfbol. Pelas 09.00 horas fomos para o pavilhão aprender algumas regras e acções básicas da modalidade de hóquei de sala, ao qual fizemos um jogo. De seguida estivemos a fazer uma espécie de actividades onde os organizadores éramos duas turmas de desporto da outra escola e nós os participantes, pela qual participamos em três modalidades, futebol, voleibol e badmington, isto pelas 10.00 horas.
Fizemos um debate com as três turmas, a nossa e as duas da escola de Paço de Arcos, onde o tema foi, Técnicos de desporto e a internet.
De seguida almoçamos e pelas 14.30 dirigimo-nos à pista de canoagem, onde ouvimos uma breve explicação sobre essa modalidade, ao qual não podemos observar esta modalidade em competição devido ao mau tempo, o mesmo aconteceu com a visita ao campo de golfe.
Visita-mos as únicas piscinas olímpicas cobertas de 50 metros com tanque de saltos, ao qual gostamos muito.
Pelas 17.00 horas saímos do local onde começa-mos a viagem de regresso a Aveiro, paramos a meio caminho na área de serviço de Leiria. Chegamos ao nosso destino final pelas 20.00 horas, onde aguardamos a chegada dos pais.
Recursos Humanos

Visita à Escola Secundária Luís de Freitas Branco em Paço de Arcos, em visita a turma do 10ºH do Curso tecnológico de desporto da escola secundária Jaime Magalhães Lima de Esgueira e como nosso dirigente o professor Francisco Teixeira Homem. Fomos recebidos pela turma do 10º e 11º ano mais um professor de ODD e PDR na escola acima referida.
Ouve uma pequena alteração de actividades, a visita ao golfe e a observação de competição de canoagem não o podemos ver, devido ao estado climatérico.
Na segunda-feira dia 18 de Fevereiro ouve uma ligeira alteração nas actividades que nos foram propostas mas para melhor, isto é pratica-mos mais modalidades que as previstas, iríamos praticar badmington. Voleibol e xadrez mas também, pratica-mos mini ténis.
Por nossa parte o nosso comportamento técnico desportivo e das outras duas turmas foi considerável mas o comportamento ético do nosso lado podia ter sido melhor mas das outras duas turmas foi um pouco mau, o que não favoreceu a visita.
A nossa pontualidade não foi a melhor em relação a um dia em que ouve um debate em que chegamos atrasados.
Avaliação crítica em relação às nossas expectativas
Na minha opinião, gostei de toda a visita de estudo em geral, apesar de haver colegas que afirmaram que para fazer desporto que faziam na escola, eu não sou da mesma opinião, porque que me tirasse o desporto para mim era tirar a vida.
Esta visita não só foi fazer desporto mas sim, nos forneceu enriquecimento desportivo porque aprendemos e participamos em debates, ao qual são situações diferentes da nossa vida no dia-a-dia.
Não estava a contar chegar aquela escola e deparar com tão boas condições desportivas, não só para nós nestes dois dias mas sim, para todos os alunos que frequentam as instalações referidas, esta não só disponibiliza boas condições como também muito material desportivo, não só fornecido pela escola como também, como por exemplo o equipamento de mini ténis e de hóquei que foi fornecido à escola por equipas suplementares da região.
Gostei da visita às piscinas de canoagem e competição, pois nunca tinha visto algo do género, não só eu como os meus colegas íamos com a expectativa de ver o campo de golfe, ao qual não o podemos fazer
Adorei a visita às piscinas porque não pensava encontrar algo tão gigantesco e diferente do que já pode observar noutras piscinas, é uma estrutura grande e que favorece as competições de inverno sendo esta a única piscina de 50 metros coberta, Há experiência que já temos em relação ao funcionamento das piscinas do Sporting Clube de Aveiro, então este funcionamento deve ser idêntico mas de uma forma mais concentrada, isto é, fazer tudo muito mais ao pormenor com muito mais cuidado e atenção.
Gostei da prática de mini ténis e de hóquei, modalidades que tivemos oportunidade de praticar.
Condições Logísticas
Neste aspecto, para mim não à razão de queixa, em relação às refeições e ao refeitório, disponibilizava as devidas condições, e ao qual a comida também favorecia.
A dormida não foi das melhores porque tivemos de dormir no ginásio, em sacos cama, em cima de colchões de ginástica. Mas também para uma escola foi dos melhores ginásios e pavilhão que já vi porque muitos deles escorrem água pelas paredes.
A nossa higiene foi feita com sucesso, devido a que a escola em visita nos forneceu água quente e todas as condições para a mesma.
Em relação as materiais desportivos a que nos expuseram foram muito bons, pratica-mos duas modalidades que muitos ou quase todos de nós nunca tínhamos praticado, o ténis e o hóquei o que nos fortaleceu mais a nossa capacidade desportiva.
Conclusão
Esta foi das melhores actividades em que participei que gostei mais, foi uma actividade onde aprendi muitas coisas acerca do desporto, acerca do ténis, hóquei, entre outras.
Resumindo todo o relatório, começando pelas piscinas de canoagem mais para o sentido da competição, não a podemos observar mas foi-nos explicado que a competição de canoagem é feita de 200 metros de velocidade e 1600 metros de resistência e ainda uma piscina ao qual jogam kayaque-polo, que é uma espécie de polo aquático mas com “barcos”. Este é um complexo ao qual são poucas as cidades que podem ter um recinto destes.
Os materiais ao qual usufruímos e observámos foram:
  • Dois campos de futebol;
  • Pista de corrida;
  • Pavilhão/Ginásio;
  • Equipamento de ténis, raquetes, bolas e redes;
  • Equipamento de voleibol, bolas, redes;
  • Equipamento de badmington, redes, volantes e raquetes;
  • Bolas de futebol, de basquetebol, etc;
  • Trampolins, paralelas, colchões de ginástica;
  • Entre muitos outros materiais desportivos;

Uma crítica para esta escola/ turma de desporto é o comportamento, nem todos somos iguais por dentro ou por fora mas certas partes podiam não ter acontecido;
Um tópico favorável, todos estes alunos e comunidade de Poço de Arcos e arredores tem complexos que são poucos os locais que podem usufruir dos mesmos, e estou a falar de equipamento de ténis, campo de golfe, entre outras coisas, por isso à que aproveitar.

Debate entre a ESJML e a ESLFB
Tema: Técnicos de Desporto e Internet

1.Tem lógica;

2.Facilita nas comunicações inter-pares;

  • Partilha de informação
  • Formação
  • Ajuda;

3.Facilita a divulgação e promoção de:

  • Eventos
  • Serviços
  • Desportos
  • Actividade física como factor promotor de saúde

4.Fonte de pesquisa;

Piscina do Jamor-50 metros

Piscina do Jamor-Tanque de Saltos

Nenhum comentário: